Silas Correa Leite



De Itararé-SP (que ele chama Santa Itararé das Letras), morando no Butantã, em São Paulo, é Teórico da Educação, Jornalista Comunitário, Coordenador de Pesquisas da FAPESP/USP em Culturas Juvenis e Conselheiro em Direitos Humanos (SP). Começou a escrever aos 16 anos no jornal O Guarani de Itararé. De família pobre, migrou para SP em 1970 com 18 anos e a quarta-série do curso primário. Voltou a estudar, fez Direito, Geografia, Filosofia Para Crianças. É Especialista em Educação (Mackenzie), com extensão universitária em Literatura na Comunicação (ECA) e Direitos Humanos e Cidadania, entre outros.

Autor de Porta-Lapsos, Poemas, Editora All-Print (SP) e Campo de Trigo Com Corvos, Contos (a maioria premiados), Editora Design (SC), finalista do Prêmio Telecom, Portugal, 2008. Seu e-book de sucesso O Rinoceronte de Clarice, onze ficções, todas fal ando de Itararé, cada uma com três finais (um final feliz, um final de tragédia e um final politicamente incorreto), por ser pioneiro e único no gênero, foi destaque na mídia (Estadão, Folha, Diário Popular, JBonline, Correio do Brasil, Revista Ao Mestre Com Carinho, Revista Kalunga, Revista da Web, Minha Revista (RJ), Revista Época, etc. e também na rede televisiva (Metrópolis, TV Cultura, Rede Band, Momento Cultural/Márcia Peltier, Rede 21 (Programa Na Berlinda) e recomendado como leitura obrigatória na matéria Linguagem Virtual no Mestrado de Ciência da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Também foi base para tese de Mestrado na Universidade de Brasília e tese de Doutorado na Universidade Federal de Alagoas (“Hipertextualidade - O Livro Depois do Livro” disponível no site da Biblioteca Universia, Espanha). Premiado nos concursos Paulo Leminski de Contos, Ignácio Loyola Brandão de Contos; Prêmio Ligia Fagundes Telles Para Professor Escritor (quesito poesia), Prêmio Instituto Piaget (Lisboa, Portugal, Cancioneiro Infanto-Juvenil) Prêmio Biblioteca Mário de Andrade (Poesia Sobre São Paulo), Prêmio Elos Clube Comunidade Lusíada Internacional; Vencedor do Primeiro Salão Nacional de Causos de Pescadores, Prêmio Simetria Ficções e Fantástico, Portugal (Microconto), Prêmios Fundação Cultural de Canoas (Poesia e Contos), Prêmio Valdeck Almeida de Jesus, Salvador Bahia, 2009, com o livro (no prelo) O Homem Que Virou Cerveja, Giz Editorial-SP, etc. Consta em quase 500 sites (Estadão, Noblat, Correio do Brasil, Usina de Letras, Daniel Pizza, Wikipedia, Observatório de Imprensa, Cronópios, Aprendiz, Storm Magazine (Portugal), Convívio (Itália), Politica & Actualidad (Argentina) e Poetas Del Mundo (Chile), etc. entre outros. Publicado em mais de 100 antologias em verso e prosa, até no exterior (Antologia Multilingüe de Letteratura Contemporânea, Trento, Itália; Cristhmas Anthology, Ohio, EUA) e na Revista Poesia Sempre/Fundação Biblioteca Nacional (Ano 2000, Edição 500 Anos do Brasil, Gênero Poesia Brasileira Contemporânea). Colabora com vários veículos de comunicação do Brasil e do exterior, entre revistas, jornais, fanzines, etc. É autor do oficial Hino ao Itarareense, e tem várias letras de baladas, rocks e blues pelaí.

CONTATOS

E-mail: poesilas@terra.com.br
Site: www.itarare.com.br/silas.htm
Blog: www.portas-lapsos.zip.net

______________________________________________

Escolhido pelo UOL como um dos dez melhores de 2008.

Livros do autor: “Porta-Lapsos”, Poemas, e “Campo de Trigo Com Corvos”, Contos, à venda no site: http://www.livrariacultura.com.br/